A gestão eficiente de obras públicas é um dos grandes desafios enfrentados por prefeituras em todo o Brasil. Falta de controle financeiro, dificuldades na fiscalização e atrasos na prestação de contas podem comprometer a execução dos projetos e a transparência na aplicação dos recursos.
Para solucionar essas questões, municípios como Passo Fundo e Lajeado já implementaram a solução de Gestão de Obras Públicas da Thema, um sistema completo que elimina processos manuais, centraliza todas as informações e garante o envio automático de dados ao LicitaCon Obras, do TCE-RS.
Fim das planilhas e informações descentralizadas
Com o Gestão de Obras Públicas da Thema, os órgãos públicos deixam de depender de planilhas manuais e eliminam a duplicidade de informações entre diferentes setores. Todos os dados são armazenados em um único ambiente digital, permitindo um gerenciamento mais ágil, seguro e integrado.
Entre os principais benefícios da solução estão:
- Diário da Obra: O Executor da obra ou o Fiscal responsável pode registrar cronologicamente tudo que acontece no canteiro de obras.
- Contratos: Nossa solução possui integração com o módulo de contratos da Thema para facilitar processos de controle.
- Orçamento: Importe facilmente seus orçamentos para o sistema, garantindo assim, a geração da Planilha Contratual inicial que é a base para controle de execução das obras.
- Planilha Contratual: Monitore todas as fases e etapas da obra, corrigindo eventuais desvios de prazo de entrega controlando os Aditivos e Medições durante toda a sua execução.
- Portal: Gerenciamento digital do progresso das obras, proporcionando eficiência e transparência aos cidadãos.
- Relatórios Gerenciais: Painéis gráficos de análise dos indicadores das Obras para apoio a tomada de decisão.
Para Paulo Paim, gerente do produto do Grupo Thema/Pólis, a solução de Gestão de Obras Públicas representa um grande avanço na forma como os municípios lidam com a execução de obras públicas:
“Nosso sistema foi pensado para trazer mais eficiência e segurança para os gestores municipais. Além de automatizar processos e melhorar a transparência, garantimos total conformidade com o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Com essa solução, os municípios não apenas cumprem as exigências legais, mas também otimizam recursos e garantem entregas mais ágeis e bem executadas.”
Adequação ao LicitaCon Obras do TCE-RS
O LicitaCon Obras, estabelecido pela Resolução 1.176/2023 e regulamentado pela Instrução Normativa 6/2023, tornou obrigatória, desde 8 de janeiro de 2024, a prestação de contas digital para órgãos municipais do RS. Para órgãos estaduais, a exigência entra em vigor em 7 de janeiro de 2025.
Com a solução de Gestão de Obras Públicas da Thema, os municípios não precisam se preocupar com processos manuais ou riscos de não conformidade com o TCE-RS. O sistema já está preparado e em total conformidade para enviar automaticamente os dados exigidos, garantindo total adequação às novas normas.
Importante: Para clientes fora do Rio Grande do Sul, essa obrigatoriedade ainda não se aplica, mas a solução da Thema já antecipa as melhores práticas para adequação a futuras exigências de outros Tribunais de Contas.
Como implementar a Gestão de Obras Públicas no seu município
Se sua instituição pública também enfrenta dificuldades no acompanhamento das obras e quer garantir mais eficiência, controle e transparência, a solução de Gestão de Obras Públicas da Thema é a melhor escolha.
Entre em contato com a nossa equipe comercial e saiba mais:
E-mail: comercial@thema.inf.br
Whatsapp: (51) 99363-0363
Acesse aqui para conhecer a solução: Gestão de Obras Públicas – Thema